quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Meio Ambiente na Escola


O assunto Meio Ambiente na Escola, surgi com a visão de um mundo global, onde a tecnologia foi uma das grandes ferramentas para que se tomasse conhecimento da mundança ambiental que o mundo estava sofrendo, entretanto, pouco ou nada se providenciava para ser tomar as iniciativas governamentais, locais e pessoais no sentido de se reverter este quadro.

"No ano de 1992, a cidade do Rio de Janeiro sediou um dos maiores eventos ligado à temática do meio ambiente dos últimos tempos: a II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, mais conhecida como Eco-92.

Durante esse congresso foram estabelecidos diversos acordos, protocolos e convenções, sendo que o mais importante deles ficou conhecido como "Agenda 21". Esse audacioso projeto tem como objetivo estabelecer um novo padrão de desenvolvimento do planeta, promovendo o desenvolvimento sustentável, que pode ser traduzido como um mecanismo que permite o crescimento econômico dos países com maior justiça social e em harmonia com a natureza.

A Agenda 21 estabelece que os países do mundo devem desenvolver medidas para melhorar a qualidade de vida, tanto para as gerações atuais quanto para as futuras. Este acordo engloba temas variados que foram organizados em 40 capítulos. A preservação das florestas, o desenvolvimento de substitutos para as substâncias que destroem a camada de ozônio (como o CFC), o estudo para descobrir novas fontes de energia renováveis e combustíveis alternativos, a proibição da pesca predatória e a diminuição do lixo produzido são alguns dos compromissos assumidos pelos representantes dos países."(Pesquisa do site www.agua.bio.br/botão d R. htm).

As escolas são espaços de conhecer, criar e multiplicar as idéias, porém falta desempenho e/ou compromissos da sociedade, para que se possa trabalhar as questões polêmicas e reais da população, como: a mudança climática, a obesidade, a relação interpessoal e pessoal(depressão), o lixo, a água e suas utilizações com consciência e o desmatamento, etc.
Assim, esse blog vem contribuir de formar relevante para que os alunos possam em suas atividades de aprendizagem, conhecer e criar outras formas de contribuir nesta nova maneira de viver no mundo.
O professor necessita se torna o articulador, dessa mudança, desta visão futurista, a qual trará maior qualidade de vida as pessoas e ao ambiente, numa prática local para o global.

EDNEIA MARQUES